Entenda o que é glúten e faça uma dieta com receitas sem glúten

Você precisa de um passo a passo sobre o que comer, fazendo uma Dieta sem Glúten?!!? Continua essa leitura que vamos abordar os principais assuntos relacionados a Viver sem Glúten.

Afinal, o que é glúten? O que é, Conceito e Definição

 

 

Você ainda não sabe o que é Glúten? Ele é uma proteína encontrada no trigo, centeio, cevada, aveia, malte e derivados. É o que proporciona a elasticidade das massas. Ou seja, que faz o pão e outros tipos de massa crescerem.
É um tipo de proteína que também é chamado de prolamina e glutelina. E elas aparecem combinadas com o amido no alimento. A gliadina e a glutenina (que são a prolamina e a glutelina do trigo) representam a grande maioria das proteínas do trigo.  Segundo Bela Gil, chef e nutricionista formada pela Hunter College de Nova York.

Informações Básicas sobre Dieta sem Glúten

A Dieta sem Glúten é muito semelhante a outras já existentes e até mais conhecidas, como a dieta dukan e dieta detox), no sentido de restrições a muitos alimentos, só que essas são focadas em concentrar os esforços para conseguir emagrecer e a Dieta sem Glúten é direcionada para evitar os sintomas da Doença Celíaca.

Essa doença é uma reação do sistema imunológico, uma vez que o intestino não “tolera” a proteína. Quando o alimento que tem glúten chega no organismo de Celíacos desencadeia uma reação de defesa e ao “atacar” a proteína afetam as vilosidades dos intestinos. E elas são responsáveis por absorver os nutrientes da comida. Uma vez inflamadas, as vilosidades não aproveitam adequadamente os nutrientes dos alimentos, gerando uma deficiência no trânsito intestinal

Segundo, o gastroenterologista Alexandre Sakano, do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, na capital paulista, os sintomas mais comuns são diarreia, dor, distensão abdominal e inchaço.

É uma doença que não tem cura e o tratamento consiste numa Dieta sem Glúten. Sabemos que para eliminar o glúten do seu cardápio, o que você tem a fazer é se habituar a uma alimentação isenta dele completamente

alimentos sem glúten

A dieta sem glúten não pode conter os seguintes alimentos com glúten

– Malte;
– Trigo;
– Aveia;
– Farinha de trigo;
– Cevada;
– Centeio;
– Pães;
– Bolos;
– Biscoito;
– Torrada;
– Massas;
– Bolacha;
– Salsicha;
– Temperos industrializados.

Existem muitos outros alimentos que contém glúten em sua composição e que precisam ser retirados da sua dieta.

A dieta sem Glúten deve conter alimentos em seu estado natural (ou seja, livres de agrotóxicos ou industrializadas).

As frutas, além de saborosas, são ótimas para consumir nesse momento. Pode comer a vontade, inclusive aproveitando até as cascas, que são importantes fontes de proteína.
Não é diferente com os vegetais, que são excelentes fontes de nutrientes e que ajudam o organismo a sentir menos falta do glúten.
As carnes não possuem glúten e por isso podem (e devem) ser consumidas à vontade. Com exceção das processadas.

 

Confira os alimentos sem Glúten

Esses são os principais alimentos sem Glúten. Com eles você pode preparar deliciosos pratos e receitas sem glúten maravilhosas. veja quais são eles:

Cereais: arroz, milho;

Farinhas: mandioca, arroz, milho, fubá, féculas;

Gorduras: óleos, margarinas;

Frutas: todas, ao natural e sucos;

Laticínios: leite, manteiga, queijos e derivados

Hortaliças e leguminosas: folhas, cenoura, tomate, vagem, feijão, soja, grão de bico, ervilha, lentilha, cará, inhame, batata, mandioca e outros;

Carnes e ovos: aves, suínos, bovinos, caprinos, miúdos, peixes, frutos do mar

 

Dieta sem Glúten: Como Fazer, Cardápio e Receitas Simples

Dieta sem Glúten

A dieta para celíacos é muito específica, mas se elaborada de forma personalizada e acompanhada por um profissional de saúde, o nutricionista, a tendência é se acostumar.

Hoje o mercado já dispõe de muitos produtos prontos para o preparo em casa e surgiram muitas pessoas que se profissionalizaram em criar receitas sem glúten. Com isso, pratos do dia a dia com receitas simples e práticas foram adaptados para o consumo dos celíacos.

Temos cardápios para café da manhã, almoço e jantar. É só seguir a Dieta sem Glúten e levar uma Vida normal, ou seja, encontrar Qualidade de Vida!

Quer conhecer mais sobre Viver sem Glúten e sem Lactose?! Visite nosso site – http://viversemglutenesemlactose.com.br/